Técnico em biotecnologia
Na ocupação Técnico em Biotecnologia você vai executar atividades laboratoriais de biotecnologia e biociências em centros de pesquisas, indústrias e empresas no setor de saúde humana e animal, ambiental e agropecuário. Entre as funções da profissão estão o preparo de materiais, meios de cultura, soluções e reagentes, análise de substâncias e materiais biológicos e o cultivo in vivo e in vitro microrganismos, células e tecidos animais e vegetais, entre outras.
![Com [160h] você se prepara para atuar nessa profissão.](/static/novomundosenai/imgs/carreira/carga-horaria-profissao.png)
de preparação
![Salário médio de [2952,74]](/static/novomundosenai/imgs/carreira/salario-medio.png)
salário médio
O que você irá fazer
Realizar análises laboratoriais, atuar na produção de bens e serviços, e participar em pesquisa, desenvolvimento e inovação de produtos e processos, seguindo normas técnicas, de qualidade, de saúde, de segurança, meio ambiente e procedimentos de biossegurança e bioética.
Onde você poderá trabalhar
• Empresas, indústrias, agroindústrias, instituições de pesquisa, ensino e desenvolvimento em biociências e produtos biotecnológicos.
• Laboratórios de controle de qualidade de biomoléculas, de bioprocessos, de biologia molecular, de toxicologia, de biodiagnósticos e de análises clínicas.
• Bancos de materiais biológicos e de genes.
• Empresas de consultorias, assistência técnica, comercialização de insumos e equipamentos utilizados na área de biociências e biotecnologia.
• Indústrias alimentícias, de cosméticos, bebidas e farmacêutica. Laboratório de agropecuária e ambiental.
• Estações de monitoramento e tratamento biológicos da água.
• Escritórios de patentes biotecnológicas. Empreendimento próprio.
Evolução da carreira
Confira as regiões com mais
oportunidades de emprego e o
crescimento da profissão nos
últimos anos.
Dados com base na Relação Anual de Informações
Sociais (RAIS) e do Cadastro Geral de Empregados e
Desempregados (CAGED)